quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Um cofre para as sementes da Terra

                                                       Um cofre para as sementes da Terra


  
Um cofre de alta segurança medindo quase a metade de um campo de futebol americano (cerca de 45 metros x 24 metros), será escavado numa montanha numa ilha remota acima do Círculo Polar Ártico.
Caverna no Ártico vai guardar todas variedades de alimentos do
mundo para o caso de uma catástrofe planetária                                                  

Se as cercas que estão sendo erguidas, os detectores de movimento e as portas de aço herméticas não forem suficientes para desestimular qualquer pessoa a violar o interior de concreto da instalação, os ursos polares que rondam do lado de fora deverão ajudar.
Os mais de 100 países que endossaram coletivamente a construção do cofre dizem que será o ambiente mais seguro' de seu tipo no mundo. Diante do que está em jogo, dizem eles, nada menos do que isso resolveria.
Quais são seus preciosos conteúdos? Sementes - milhões e milhões delas - de virtualmente todas as variedades de alimentos existentes no planeta.
As sementes de plantio são a fonte de sustento dos seres humanos, o produto de 10 mil anos de reprodução seletiva que datam dos primórdios da agricultura.
O "cofre do juízo final" como alguns o estão chamando, é a cópia de segurança fundamental na eventualidade de uma catástrofe planetária - o lugar aonde ir se a Terra for atingida por um asteróide se houver um holocausto nuclear ou uma guerra biológica, para que a humanidade não precise começar de zero novamente.
Antes apenas um sonho - embora um sonho sombrio, atraente somente em comparação com o pesadelo que precederia seu I,JSO - o armazém do planeta está prestes a se transformar numa realidade.
Ontem, no árido posto avançado norueguês de Svalbard, os primeiros-ministros de cinco países e um pequeno grupo de funcionários de alto escalão lançaram a pedra fundamental do que será, de fato, o Forte Knox (a zona de segurança máxima usada para guardar as reservas de ouro dos EUA) das sementes.
"Teremos a base biológica de toda a agricultura que realmente tem


alguma relevância", disse Cary Fowler, secretário-executivo da Global Crop Diversity Trust (Fundo de Diversidade de Lavoura Global), a organização internacional que está coordenando a criação do cofre juntamente com o governo da Noruega.
uma realização espetacular, e será a mais segura que os seres humanos são capazes de fazer."
Se o progresso continuar durante a curta estação de construção deste verão e do próximo, a caverna de alta tecnologia começará a aceitar depósitos de pequenos bancos de sementes e de organizações agrícolas e científicas na primavera de 2007, segundo os termos de um tratado internacional que entrou em vigor há dois anos.
Depois, a porta será fechada. E o Cofre Internacional de Sementes de Savalbard entrará em hibernação - um plano para garantir a sobrevivência da civilização humana.
Os cientistas calculam que existam 2 milhões de variedades de plantas usadas para alimentação e forragem hoje em dia. Isso inclui 100 mil variedades de arroz, o mais usado alimento da dieta humana, e mais de mil espécies de banana, uma fruta nutritiva de importância global.
As sementes dessas culturas, que podem ser menores que sementes de papoula ou tão grandes quanto cocos/ são repositórios de valor inestimável do DNA das plantas.
São a matéria-prima que os agricultores e pesquisadores usam para desenvolver plantas mais produtivas e nutritivas capazes de suportar alterações climáticas, novas doenças ou pragas.
(O Estado de SP/ 20/6).

Nenhum comentário:

Postar um comentário